Se inscreva em nosso RRS!

Clique Aqui

05/02/2014

Arroz sem Mistérios

Caçarolla171
Então, uma das vertentes do caçarolla é ajudar quem sabe nada de nadica de nada na cozinha. Neste filão, hoje vamos dar dicas para o preparo do mais comum dos pratos de nosso mundo brasileiro: Arroz. Vamos lá?

ARROZ
1- No nosso dia a dia, deparamo-nos com dois tipos básicos de arroz:


a) Arroz Parboilizado/Malequizado (Amarelado)
Este arroz não precisa ser lavado, porém nada impede que você o lave rapidamente. Pode ser refogado rapidamente (5 minutos) e tanto com água quente ou fria, após a água ferver, cerca de 20 minutos de fogo baixo bastará para ele estar pronto e soltinho.


b) Arroz Agulhinha (branco)
Para o preparo deste arroz, você deverá fazer exatamente o inverso do que pode fazer com o Parboilizado. Ele deve ser muito lavado (cerca de 6 a 8 vezes). Deve ser refogado, em fogo baixo, por cerca de 5 a 10 minutos e, preferencialmente a água deve ser fervente. Após 15 a 10 minutos de fogo baixo com a água, ele deverá estar pronto e soltinho, também. O tempo de refogar depende do quanto baixo será o seu fogo. 5 minutos, mexendo vez por outra, é a média. Você vai perceber que o arroz começará a mudar de cor e ficará mais seco, ao ponto de fazer pequenos bolos na colher ao mexer nele. Por 1 ou dois minutos, após acrescentar a água fervente, deixe o fogo alto e a panela meio destampada. Após esse tempo, abaixe o fogo e aguarde de 10 a 15 minutinhos.


c) Refogado para Arroz
Tanto o Parboilizado quanto o Agulhinha, devem ser refogados com óleo. Porém, enquanto o parboilizado pode ser refogado com pouco óleo o agulhinha requer, no mínimo o triplo da quantidade. Ex.: 1 xícara de arroz parboilizado = 1 colher de sopa rasa de óleo / 1 xícara de arroz agulhinha = 3 colheres de sopa rasas de óleo).


Pode-se refogar o arroz apenas no óleo e sal, na manteiga ou no azeite. Recomendamos o uso de óleo de soja e, para dar um sabor a mais, alho socado e dourado antes no óleo. O uso de cebola, também não é proibido, só não recomendamos dourar cebolas e alhos juntos.


d) A água
A proporção clássica de água ( 1 medida de arroz para 2 medidas de água), é correta. Porém, para dar mais agilidade à sua cozinha, basta que a água cubra o arroz e fique cerca de um dedo acima dele.


e) Sal e ajuste do cozimento
Ao refogar o arroz use o mínimo de sal ou nenhum. Somente após colocar a água e mexer acrescente o sal aos poucos, mexendo antes de cada adição. O truque para não salgar o arroz é que a água deverá ficar “insossa”. Se desejar colocar condimentos tipo cubinhos, coloque após a água mexa até dissolver, prove e só coloque o sal se a água não estiver no ponto de insossa, pois estes temperos costumam ser muito salgados.


Após 10  a 15 minutos de cozimento, destampe a panela e, com um garfo, solte o arroz do fundo para cima e prove a textura. Se ainda estiver duro, acrescente um pouco mais de água fria ou quente, tampe o arroz, aguarde cerca de 2/3 minutos e desligue o fogo. Deixe descansar por cerca de 10 minutos, antes de servir.


OBS.: 

Prepare o Arroz sempre em panela considerando 3 vezes mais de espaço vazio em relação aos grãos crus. O Arroz cresce e precisa de espaço para isto, caso contrário, grudará um ao outro.

Ao colocar a água fervente, coloque primeiro apenas um pouquinho, a panela vai chiar e liberar vapor pelo impacto. Somente depois adicione o restante da água. Isso evita que a água saia borbulhando e respingando no fogão e em você.

Invente!!! Faça um arroz Diferente!!
A partir do arroz pronto, você pode fazer mil variações. Ex.: rale cenoura grosso e misture ao arroz, se desejar, salpique queijo parmesão e leve ao forno para gratinar. Você também pode acrescentar frango desfiado, carne moída, camarões cozidos, peixe desfiado, ervilhas e milho em conservas, palmito, couve refogada, enfim, use a criatividade e faça vários tipos, que poderão ser gratinados ou não.




0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui. Vai ser legal saber sua opinião!