Se inscreva em nosso RRS!

Clique Aqui

13/02/2014

Desconstruindo o Brócolis

Caçarolla171
Sou uma apaixonada pela cultura gastronômica italiana. Além de achar que tenho alguma gota de sangue (pretensiosaaaa) em minhas veias, a amizade fenomenal com uma família linda e italiana, justamente da Calábria, me pôs de quatro. 

Não tanto pelas massas e molhos, que já é tudoooo (como a partir de uma mistura de farinha e ovos eles desenvolveram tanta coisa gostosa?), mas pela genialidade em usar qualquer coisa e transformá-la em algo dos Deuses. 

Dos legumes eles, literalmente, aproveitam tudo. E um exemplo clássico é o brócolis - aquele mesmo de rama, que a gente reclama que o feirante coloca mais talos e folhas que flores! Pois bem, as fotos já falam por si. Uma nona italiana jamais tira as flores do brócolis e joga o resto no lixo. Os talos ela descasca, coloca dentro de um copo com água e oferece como petisco, com um pouco de sal a parte. Delicia crocante super simples. Se sobrar, o que é quase impossível, ela corta pequeno e acrescenta ao macarrão, arrroz, na salada, faz fritada, enfim, não vai pro lixo; As folhas ela limpa bem, fatia fininho feito couve à mineira, refoga num alho e óleo e serve como acompanhamento, ou usa na sopa (mas ai já é quando sobra e ela reaproveita de novo). E finalmente as flores, ela cozinha, faz alho e óleo, ou serve apenas assim na salada, ou acrescenta na pizza, ou, ou, ou qualquer outra coisa. 

Amo essa consciência e respeito pela comida, que nada mais é do que o respeito a todos os que trabalham duro, de sol a sol, de chuva a chuva, para que tenhamos alimento na mesa. Também respeito ao seu próprio esforço de trabalhar duro pra ter o dindin para comprar o fruto do trabalho de outros. 

E é isso que me fascina na culinária italiana do dia a dia, das pessoas de vida comum como a nossa. 

Ser um grande chef na Itália é muito difícil. A concorrência não é com outros chefs e sim com as nonas, experts no trato com as panelas! Não vi ainda nenhum que não diga que partiu pras panelas vendo sua nona cozinhar, e todos reverenciam suas maravilhosas mestras!!! 

Te amo Nona Guta, espero que as pessoas aí no céu estejam se deliciando com sua comida maravilhosa! Eu tou aqui tentando fazer alguns entenderem que não é pra jogar fora e, sim, criar a partir do que parece nada e é tudoooo!

Parpadelle com brócolis ao alho e óleo! Simplesmente delicioso!

Tudo se transformaaaaa!!!
Quer unzinho para provar? Eles chamam de trunzo! (nao sei se a grafia esta correta)
Folhas de brócolis ao alho e óleo. Com um franguinho e uma polenta, FORMÔ!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui. Vai ser legal saber sua opinião!