Se inscreva em nosso RRS!

Clique Aqui

06/02/2014

Feijão Perfeito

Caçarolla171
Depois de ter aprendido a fazer aquele arroz branquinho e gostoso e de ter perdido o medo da panela de pressão (veja em Dicas), que tal fazer um feijãozinho e servir esta dupla? Vamos lá?


1- Apesar de existir uma infinidade de tipos de feijões, o preto, é unanimidade, pelo menos, no Rio de Janeiro. A maneira de prepará-los é semelhante. Aqui estaremos nos referindo ao Pretinho:


a) Molho
Hoje, graças à tecnologia, o feijão vem com pouco resíduo, mas é recomendável ao retirá-lo da embalagem verificar, rapidamente, se ainda não existe algum. Ao lavá-lo, cubra-o com a primeira água e observe se alguns grãos vão “boiar”. Caso isto ocorra, retire-os. O feijão deve ficar de molho em água por no mínimo 6 horas, sendo que o ideal é que fique de 12 horas para mais. Este recurso é usado não para amolecê-lo, apesar de também produzir este efeito e, sim, para diminuir o teor de acidez comum ao grão. Isto faz com que o feijão pronto “pese menos” no estômago, digerindo melhor. Deve-se também trocar a água do molho por, pelo menos, 4 vezes. Quando for levá-lo ao fogo, escorrer toda a água e, ainda, lavar uma última vez. (há quem use a última água do molho do feijão para cozinhá-lo, mas isso fará com que ele fique mais pesado. Mas gosto não se discute!!


b) 1º Refogado
Apesar de a maior parte das pessoas não refogar o feijão, recomendamos fazê-lo. Isto ajuda na penetração dos sabores. Se ele for preparado puro (sem carnes), para uma proporção de 1 kg, 2 a 3 dentes médios de alho são suficientes e 3 colheres de sopa de óleo de soja, numa panela de pressão. Espere até que o alho doure ligeiramente e refogue o feijão.


Se for usar carnes salgadas, elas deverão ficar de molho também, no mínimo por 12 horas e com trocas de água de 3 a 4 vezes. Neste caso, coloque o óleo na panela de pressão e, refogue as carnes antes de colocar o alho para dourar, só adicionando o alho quando a água que se desprenderá das carnes estiver secado, permanecendo somente o óleo.


Se for usar carnes defumadas, também refogue antes de colocar o alho e siga o mesmo caminho anterior. Neste caso, carnes defumadas não precisam de molho e não desprendem água ao refogarmos, portanto refogam mais rapidamente.


Se for usar legumes, a beterraba poderá ser adicionada junto com o feijão. Outros legumes deverão ser adicionados somente após o feijão estar semi-cozido. Isto evitará que eles se desmanchem.


Somente depois de acrescentar o feijão você deve colocar o louro. Este artifício também serve para tornar o feijão mais fácil de digerir, além de lhe conferir perfume e sabor. De novo considerando a proporção de 1 kg de feijão, de 4 a 6 folha médias de louro fresco ou 3 a 4 folhas médias de louro seco, são suficientes.


c) A água
O truque para saber quanto de água deve-se usar é que a água deve ficar de 3 a 4 dedos acima do feijão. Mas preste atenção, na própria panela existe uma marca de rebite na direção do cabo, nunca ultrapasse esta marca. Outra recomendação é que se coloque a água fervente, pois assim, ao colocar a tampa de pressão, em poucos minutos a panela começará a “chiar” e, somente a partir daí você deverá abaixar o fogo e contar 40 minutos. Se for usar outros legumes, abra o feijão 10 a 5 minutos antes, adicione os legumes (exceto beterraba) e cozinhe com a tampa aberta ou por mais 5/8 minutos com ela fechada, dependendo do legume. Se necessário adicione mais água.


d) Consistência e 2º refogado
A consistência de um bom feijão deve ser cremosa, porém, dependendo da qualidade dos grãos, você talvez tenha que cozinhá-lo por mais tempo do que 40 minutos. Outra forma de torná-lo mais cremoso é amassar parte dos grãos cozidos.


Para o refogado, ainda na proporção de 1 kg, 3 dentes médios de alho socados serão suficientes. Numa frigideira funda ou panela, deite 2 a 3 colheres de sopa de óleo de soja e refogue o alho até ele dourar e, coloque uma concha do caldo do feijão neste refogado. Volte o caldo temperado à panela de pressão, prove e acerte o sal. Outra forma de refogar é, ao invés do caldo colocar somente os grãos e amassá-los no refogado, acrescentando uma concha de caldo após amassar e retornar tudo para a panela. Misture bem o refogado e deixe a panela no fogo alto por cinco minutos.

Bom, dicas de como usar a panela de pressão você já tem (veja em Dicas). A receita para cozinhar o feijão também. Então vai lá e experimentaaa!!!


Gostoso demais!

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui. Vai ser legal saber sua opinião!