Se inscreva em nosso RRS!

Clique Aqui

04/02/2014

Gazpacho

Caçarolla171
Para os espanhóis – especialmente os sevilhanos – gazpacho é como ovo frito pra nós! E é receita de liquidificadorrr!!!

No café da manhã acompanha o pão com tomates e jamon! De tarde refresca como uma limonada! Sim, é uma sopa fria, mas eles tomam como um suco refrescante!

Você vai precisar de:

Meio quilo tomates vermelhos e maduros
1 terço de um pepino longo sem casca (pode ser o japonês ou o comum – se for o comum retire um pouco das sementes também)
1 dente de alho pequeno
½ xícara de azeite extra virgem
2 a 3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
100/150 g de pão de sal (pode ser o pão francês uns 2 ou 3)
sal a gosto
água a gosto (de acordo c/ a textura que você quiser dar, mais líquido ou mais espesso.)

Para guarnecer: cubinhos de pepino e de tomates sem sementes

Coloque todos os ingredientes no liquidificador – ou use o mixer - e bata até virar um creme. Prove e, de acordo com sua preferência acerte: o sal, a acidez (se achar muito ácido acrescente mais água, pouco ácido mais vinagre), textura (se achar muito espesso acrescente água, muito fino/líquido adicione um pouco mais de tomates/pepinos/pão). Coe numa peneira! Para ficar bem geladinha, leve à geladeira por 1 a 2 horas ou mais, coberta com papel filme!

Sirva em taças – como na foto – ou em copos, ou ainda em tigelinhas. Guarneça com cubos de tomates e pepinos e um fio de azeite!

De acordo com cada região, existem pequenas variações nos ingredientes utilizados. Essa receita foi passada para mim por um Chef Sevilhano dos bons, grande amigo de nossa família!!!



0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui. Vai ser legal saber sua opinião!