Se inscreva em nosso RRS!

Clique Aqui

08/02/2014

Molho de Tomate da Nonna

Caçarolla171
Quando vou à feira, na época da safra do tomate, sempre vejo umas senhorinhas, com seus coques de cabelos brancos, na parte de trás da barraca, escolhendo aqueles tomates feiosos, amassados e maduros demais, que o feirante separa dos perfeitos e coloca a venda bemmmmmmmm mais barato. Assim, se o tomate da frente está 1,00 os de trás estarão por 0,50 ou até menos.

Antes de conhecer meus amigos italianos e a nona Guta linda, achava que era simplesmente porque elas não podiam comprar os perfeitos.

Nona Guta me corrigiu: Não é isso!!! Esses são os melhores tomates para fazer molhoooo!!!

Então a primeira providência é, na safra, comprar os tomates mais feiosos e super maduros que vc puder encontrar. E já que o preço vai estar lá embaixo, compra muito. Eu, depois da dica da Nona, comprava tipo 5/10 quilos, por vez.

Ao chegar em casa, lave-os muito, muito bem. Recomendo até deixar de molho na água por uns 20/30 minutos.

Agora pegue uma panela bem grande, que caiba toda a tomatada, e vá cortando grosseiramente os tomates e colocando na panela. Não precisa tirar nada, nem sementes, nem o olhinho, é tudo junto mesmoooo!!!

Leve a panela ao fogo alto, tampe e espere começar a ferver. NÃO PRECISA COLOCAR NEM ÁGUA NEM TEMPEROS, NEM ÓLEOS.

Após abrir fervura, dê uma mexida, abaixe o fogo ao mínimo possível e cozinhe por, no mínimo 2 horas. Melhor 4 horas. Vez por outra, abra a panela e mexa.

O próprio tomate soltará muita água. Você nem pode imaginar quanta!

Depois do tempo passado, apague o fogo e coe o molho que se formou numa peneira.

Leve o molho coado novamente ao fogo e deixe apurar até ficar numa consistência bem cremosa, mas ainda liquida. Nesse momento, após abrir fervura, vc deve deixar o fogo baixo e mexer mais vezes. Quanto mais tempo ele apurar mais denso e escuro ficará.

Pronto. Seu molho de tomates está prontinho. E depois que esfriar vc pode colocar em potinhos e congelar.

Quando você for usar, doure um alho no óleo ou azeite, junte o molho, acrescente pimenta do reino ou dedo de moça, ou os dois, orégano, manjericão, louro, os temperos que quiser e, logicamente sal.

Ah mas eu não posso colocar antes quando eu for cozinhar os tomates? Claro que sim, inclusive agregar a cebola, que você deve refogar com o alho antes de acrescentar os tomates. Mas vamos combinar: se você pode ter uma base e, depois, acrescentar temperos diferentes para fazer vários molhos, porque fazer um já temperado definitivamente?

DICA: Se o molho estiver muito ácido, na hora que for usá-lo acrescente um pouquinho de açúcar. Mas somente um pouquinho e prove. Você não vai querer molho doce de tomates né?

Pode ter certeza: Nenhum molho industrializado vai ser melhor que o seu!

E vai ser fácil de fazer assim lá na Conchinchina, hein? kkkkk



Foto fonte: cookingstoned.tv


2 comentários:

  1. Olá! Gostei muito de saber isso, e gostaria de saber qual o rendimento. Se compro 5 kg, quanto de molho surgirá?

    Ótima dica! Sucesso e um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia! Que bom que você gostou! Em geral cada quilo de tomate fresco rende cerca de 250g de molho concentrado. Mas depende do tomate, alguns são mais carnudos ou menos, outros contém mais água. O tipo italiano (aquele compridinho) é o mais indicado em termos de rendimento por conter mais polpa e menos água. Faça e depois diga-nos o resultado! Obrigada por nos visitar!

      Excluir

Comente aqui. Vai ser legal saber sua opinião!