Se inscreva em nosso RRS!

Clique Aqui

18/02/2014

Molho Pesto

Caçarolla171
Esse molho é meio complicado. Não pelos ingredientes ou mesmo o modo de fazer, mas pelo utensílio.

Um bom pesto deve ser macerado (socado) em um almofariz. Han? É aquele utensílio que você usa para socar mil e uma coisas. Tem uma base redonda e funda e um pilão. Tenho um de pedra sabão, um de madeira, um de 
pedra de vulcão e um de resina.

No mundo da tecnologia, um mini processador substitui bem e é mais um utensílio que recomendo. Não é caro (está entre 80/100 reais), fácil de lavar, ocupa pouco espaço e vai lhe ajudar em muitas preparações.

Mas aí você não tem nem almofariz nem processador. Tá, então vamos improvisar com um liquidificador. Não é a melhor opção, mas continuamos brasileiros, né? Procure então usar a tecla pulsar, pra seu pesto não ficar muitooo triturado, ok? Se não tiver essa tecla no seu liquidificador, apenas ligue conte até 10 e desligue, repetindo umas 5/6 vezes ou até vc ver que triturou mas não virou uma vitamina de banana!

Bom, vamos lá:

Pegue um dente de alho bem grande, um punhado de castanhas do Pará, ou de caju, ou de nozes corte grosseiramente e coloque dentro do liquidificador, ou processador ou almofariz. Triture até ficar em pedacinhos pequenos, mas não virar uma pasta.

Agora junte uma mão com a outra, forme uma concha e encha muito ela de folhas de manjericão, bem lavadas e acrescente ao triturado. Triture de novo, até as folhas também ficarem bem picadas.

Pegue um punhado bem bom de queijo parmesão ralado grosso (de preferência na hora e, por favor, nada de parmesão de saquinho), umas 4 colheres de sopa de azeite de oliva EXTRA VIRGEM e junte aos ingredientes triturados e triture mais um pouquinho.

Prove, acerte o sal se necessário. Tá pronto seu molho pesto.

Se quiser ele mais fino (líquido) acrescente mais azeite, se quiser mais grosso e com mais gosto de manjericão, acrescente mais manjericão, com mais gosto de castanha, coloque mais castanhas. Mas nesse caso, lembre-se de triturar em separado e misturar depois.

Dicas:
- Existe um tipo de manjericão, chamado Basílico/Basilicão (na verdade esse é o nome de manjericão em italiano, mas aqui esse típico leva esse nome, sei lá porque) que é bem maior e mais suculento que os habituais, se conseguir deles, não perca tempo, use.


- O pesto genovês, além do Basílio, usa pinolli, uma castanhasinha miúda e que aqui no nosso Brasil é caríssima. A castanha do Pará é a que mais se assemelha a ela em sabor. Esta é apenas minha opinião.


- Outra característica do pesto original é o uso do queijo pecorino, feito de leite de ovelha, de sabor bem forte. Mas um bom parmesão não vai deixar o seu pesto dever nada pro deles.

Este molho é usado em massas, e você cozinha a massa, escorre e com ela ainda bem quente, mistura o molho. Ao servir, salpique mais queijo parmesão.

O pesto pode ser guardado na geladeira por, pelo menos, uma semana. Ele também serve para comer puro com torradinhas, servir sobre carne, peixe e frango grelhados. Se estiver na geladeira tire ele de lá e deixe ficar na temperatura ambiente, antes de usar.


Sobre torradas, carnes, peixes, frango ou no macarrão, uma verdadeira delícia! 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui. Vai ser legal saber sua opinião!