Se inscreva em nosso RRS!

Clique Aqui

10/07/2014

Punheta! Vamos fazer?

Caçarolla171
Não se assuste! Nosso blog é de culinária mesmo!




Esse é o nome de uma espécie de salada de bacalhau tipicamente portuguesa! E é chamada assim, pois, originalmente, era feita com os punhos.

A idéia era pegar o bacalhau já dessalgado e sem cozinhar, colocá-lo dentro de um pano, fechar e, com os punhos, apertar para desfiá-lo, formando quase um purê rústico. Para variar, é mais uma forma criativa de aproveitar as partes menos nobres de um produto e transformar em algo delicioso e fácil de fazer.

Eu faço isso sem colocar no paninho mesmo e fica ótimo.

O melhor desse prato é que você não precisa usar a parte mais nobre do bacalhau e, aqui no RJ, temos as lascas de bacalhau que são bem mais baratas e dessalgam rapidinho. Nada contra se alguém quiser usar o lombo.

O legal é que essa preparação pode funcionar como uma salada ou como topping sobre torradas, biscoitos ou pães, servindo de petiscos/finger food.

Vou ensinar com uma quantidade pequena que, como salada e sem adição de hortaliças/legumes (alfaces, tomates, cenouras, pepinos), serve muito bem 3 a 4 pessoas. Como petisco, rende bastante e deve servir cerca de 10/15 pessoas, dependendo do tamanho das torradas ou de outra base.

Vamos aos ingredientes:

300 g de lascas de bacalhau dessalgadas
(essas lascas geralmente dessalgam em umas 2/3 horas de molho em bastante água. O truque é trocar a água, no mínimo, a cada 1 hora e, depois da última hora de molho, provar, caso ainda esteja muito salgado, ferver água e cobrir o bacalhau, aguardando mais uns 30 minutos).

1 dente de alho médio bem picadinho
1 cebola média (a roxa dará cor diferente e um sabor delicado) bem picadinha ou em rodelas finas, principalmente se for servir como salada.
1 xícara de chá bem cheia de salsinha bem picadinha
150 ml de azeite extra virgem da melhor qualidade
1 xícara de azeitonas pretas ou verdes sem caroço para finalizar (opcional)
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto, se necessário
(algumas pessoas usam colocar algumas gotas de limão ou vinagre, eu não uso)

Preparo:

Em uma tigela, desfie o bacalhau o máximo possível, apertando-o bem e procurando descartar as espinhas que porventura existirem.

Acrescente a metade do azeite e, com uma colher, mexa bem procurando esmagar ainda mais a carne do bacalhau, fazendo com que se transforme quase num purê, mas ainda com pedacinhos. Verifique a textura e, se achar que deve ficar mais fina, vá acrescentado mais azeite aos poucos e sempre mexendo.

Adicione o alho, a cebola e a salsinha e mexa novamente. Acrescente a pimenta do reino a gosto, prove e acerte o sal, se necessário.

Salpique as azeitonas, finalize com mais um fio de azeite e sirva.

Fiz uma apresentação em taça de Martini, fica charmosa e você pode colocar em volta da taça as torradinhas, biscoitos e pães, para que cada um monte seu próprio finger food. Como salada, você deve colocar numa travessa e, se desejar, ladear a punheta com folhas de alface, pepinos e cenouras em rodelas e o que mais quiser.

Este preparação pode ficar em geladeira por, pelo menos, 3 dias e quanto mais tempo mais saboroso.

Você pode misturar ou substituir a salsinha por outras ervas frescas, tipo: tomilho, manjericão, orégano, segurelha, estragão, cebolinha e tantas outras!

A pimenta do reino pode ser substituída por pimenta dedo de moça fresca, sem sementes e bem picadinha ou por outra pimenta seca, tipo: calabresa, síria, caiena.


Eis a textura que deve ficar a carne do bacalhau com o azeite

Desse jeitinho basta uma torradinha e um bom vinho verde!

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui. Vai ser legal saber sua opinião!