Se inscreva em nosso RRS!

Clique Aqui

26/08/2015

Batatas Rosti – Sofisticando batatas com muita simplicidade

Caçarolla171
Apesar de a batata ser Sul Americana de carteirinha, a partir de 1500 e alguma coisa, os espanhóis começaram a disseminá-la pelo mundo, ao ponto de, hoje, a China e a Índia serem os maiores produtores dela. E chinês nem come tanta batata assim né?

Nesse caminho, os países tipo Suíça, Suécia, Alemanha, Holanda e Inglaterra ficaram de quatro e não tem mesa de lá que fique sem ela todos os dias.

Estamos dando aulas de culinária para duas lindas clientes e, uma delas, uma cliente super especial. Como conseguimos um bom resultado com sua ajudante, ela resolveu dar uma aula extra de presente e o pedido foi: Strogonoff e escalopes de mignon com molho funghi. Comidas bem anglo-saxônicas a base de carne e com creme de leite.

Mas estava faltando um acompanhamento e sugeri a batata rosti, na verdade algo muito simples de fazer, mas com técnica bem especifica.

Daí, achei legal dar a receita aqui para que todo mundo aprenda e tente fazer.

Primeiro vamos à simples e depois explico como fazer recheada

Para cerca de 4 porções, vamos precisar de:

2 batatas grandes ou 4 médias (melhor a Asterix, aquela com casca rosa, mas se não conseguir serve a normal do tipo lavada mesmo)
manteiga ou margarina para besuntar
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Lave bem as batatas e mantenha a casca.

Leve uma panela larga e funda ao fogo alto, com água suficiente para cobrir as batatas. Dependendo da panela, 1 litro é suficiente.

Após abrir fervura, junte as batatas, aguarde abrir fervura novamente, abaixo o fogo para médio e espere cerca de 6/8 minutos.

Aqui vale uma grande observação, pois é um clique da receita: As batatas não podem cozinhar totalmente devem permanecer ainda duras, apenas levemente cozidas.

Enquanto as batatas cozinham, pegue uma tigela grande e deite uns 10/15 cubos de gelo grandes e, logo que escorrer as batatas a parte, adicione cerca de 300 ml de água gelada, juntando logo após as batatas escorridas. Deixe descansar por cerca de 10 minutos ou até que elas fiquem bem geladas.

Este é outro clique da receita: As batatas, depois de semi-cozidas, devem ficar geladas. Muitas receitas pedem que, após o cozimento, elas sejam deixadas em geladeira por 12 horas, mas a gente pega esse atalho da água com gelo pra agilizar o processo, ok?

Após o tempo, escorra as batatas e então descasque. Você vai notar que elas vão estar meio babentas tipo inhame/quiabo, esse é o exato ponto que elas devem ficar. Se não estiver assim estará fora do ponto. Use-as para outra preparação e recomece o processo com novas batatas.

Usando o lado bem grosso do ralador (aquele com furos super grandes (veja a foto), rale cada batata. Quando você terminar perceberá que, apesar de raladas e firmes os pedaços estão meio liguentos.

Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Nesse porém cuidado com os dois mas, principalmente, com a pimenta. Coloque um pitadinha mesmo, pois ao grelhar ela vai potencializar e você correrá o risco de um resultado muito apimentado. O mesmo ocorrerá com o sal. Cuidado!

Misture bem com um garfo e reserve.

Leve uma frigideira antiaderente ao fogo alto e deixe aquecer bem. Besunte o fundo com um pouquinho de manteiga. Abaixe o fogo para médio.

Adicione 2 a 3 colheres de sopa bem cheias da mistura de batatas raladas e va moldando em forma arredondada semelhante à panquecas gordinhas.

Deixe grelhar por cerca de 2 minutos, besunte a parte de cima com bem pouquinha manteiga e, com ajuda de uma espátula ou escumadeira, vire, deixando por mais 2 minutos.

Outra observação: Acontece de ao virar, a panquequinha abrir e desformatar. Nada de pânico! Reajeite e pronto.

Vá virando a panqueca de 2 em 2 minutos até que ela fique bem dourada com alguma casquinha quase amarronzada.

Retire e continue o processo até terminar toda a mistura. Não esqueça de besuntar com manteiga!!

RECHEANDO:

Se você quiser rechear, basta colocar metade da mistura, moldando e, salpicar o recheio na parte de cima. Ele poderá ser de ervas, queijos, presuntos, salames, cebolas, frango, lingüiça calabresa, requeijão e milhares de outros ou de misturas. Coloque apenas uma camada. Coloque a outra metade das batatas por cima, cobrindo bem. Daí é somente ir virando e grelhando até ficar dourada/amarronzada.

Sem recheio é um ótimo e saboroso acompanhamento para strogonoff, escalopes ou qualquer proteína animal.

Recheada vai muito bem como prato principal acompanhado de uma saladinha verde, mesmo a ATC (alface, tomate e cebola) ou purinha apenas como um lanche!


Bon appétit! Guten Appetit! Bom Apetite!

Essa foi recheada com muçarela de bufala! nham nham!

Olha o lado grosso do ralador! Fonte foto: www.shop2gether.com.br 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui. Vai ser legal saber sua opinião!