Se inscreva em nosso RRS!

Clique Aqui

25/05/2014

Vamos fazer nhoque?

Caçarolla171
Todo mundo acha que fazer nhoque é muito complicado. Mas na verdade não é! A massa não podia ser mais simples e o famoso trabalho de “enrolar” o nhoque pode ser simplificado com um saco de 1k vazio de arroz ou feijão ou ainda, para ser chique, um saco de confeitar. O resto é o molho que você escolhe para fazer. Aqui no Caçarolla temos 4 básicos e deliciosos: Tomate, branco, funghi secchi e pesto.

Vamos à receita e aos truques:

4 a 6 porções

Ingredientes:

1 Kg de batatas asterix (essas batatas, com a casca rosada, são ideais, pois, absorvem menos água, ou seja, depois de cozidas ficam mais sequinhas, porém, se você não encontrar, pode usar outra, somente vai ter que usar mais farinha de trigo para dar o ponto e invariavelmente deverá cozinhá-las com casca, retirando-a depois de cozidas)
1 colher de sopa bem cheia de manteiga ou margarina (cera de 60 g)
2 xícaras de farinha de trigo (pode ser menos ou mais, dependerá da umidade da batata)
1 ovo grande ou 2 pequenos
Sal a gosto

Leve uma panela grande e funda ao fogo alto com bastante água.

Se for cozinhar as batatas com casca, lave-as muito bem. Se sem casca é a hora de descascá-las.

Quando a água estiver fervendo; junte as batatas. Espere a fervura voltar e abaixo o fogo para médio. Em geral, 20/25 minutos são suficientes para elas cozinharem.

Escorra e, com um espremedor de batatas ou mesmo um garfo, amasse-as até virar um purê

Truque 1: amasse as batatas ainda quentes.
Truque 2: Acrescente a manteiga/margarina, assim que amassá-las as batatas, ou seja, com elas ainda quentes. Mexa com uma colher, para não se queimar.
Truque 3: Não mexa muito e deixe as batatas descansarem com a manteiga até ficarem mornas para frias, e então acrescente o ovo,  o sal e a farinha aos poucos

A consistência deve ficar firme, mas ainda molezinha.

Agora pegue aquele saco de arroz ou feijão e corte uma ponta na espessura que você desejar para seus nhoques. Ou use um saco de confeiteiro sem o bico.

Se quiser enrolar, coloque mais farinha de trigo na massa para ficar mais firme e, sobre uma superfície lisa pegue pequenas porções de faça rolinhos, enrolando delicadamente, para depois cortar.

Leve uma panela grande e funda ao fogo alto, com bastante água e deixe ferver.

Coloque outra panela ao lado com uma peneira.

Separe uma forma e unte-a com manteiga/margarina.

Quando a água estiver fervendo, vá apertando o saco  e cortando os nhoques diretamente na panela(ou vá colocando os nhoques enrolados em pequenas porções) . Quando eles subirem, retire com uma escumadeira e passe para a peneira.

Truque 4: Evite colocar muitos, a água deve permanecer fervendo todo o tempo.
Truque 5: Quando for colocar outra leva de nhoque, observe se água voltou a ferver bem.
Truque 6: Se a água começar a ficar muito turva. Retire um pouco dela, acrescente mais água limpa e deixe ferver novamente.
Truque 7: Se enrolar a massa, ao cortá-la no tamanho desejado, lembre-se de envolver os nhoques com bastante farinha, até a hora de cozinhar. Para levar à panela, sacuda-os bem, a fim de retirar o excesso de farinha.
Truque 8: Cozinhe apenas uns 6 nhoques inicialmente e prove, para saber se a consistência está a seu gosto. Se eles estiverem ainda muito macios, volte a massa do saco para a tigela e acrescente um pouco mais de farinha de trigo.

À medida que for colocando porções na panela para cozinhar, vá retirando os cozidos da peneira e deitando na forma untada. A cada porção que for para a panela, a peneira deverá estar limpa para receber os nhoques cozidos.

Com um dos molhos que indicamos ou outro de sua preferência pronto, a cada camada de nhoque na forma, vá espalhando o molho. Ao final, se desejar, salpique queijo ralado e leve ao forno pré aquecido a 200/250°C para gratinar. Cerca de 15 minutos serão suficientes, mas fique de olho, cada forno é um forno.


Se não desejar levar ao forno, basta aquecer seu molho preferido, servir uma porção do nhoque no prato e despejar o molho.

A massa pronta e o saco de confeiteiro a postos para uso


o saco de arroz com a pontinha cortada
Se quiser enrolar é assim que tem que ser


Água fervente e saco de confeiteiro em ação!
Escorrendo na peneira
Primeira camada de nhoque cozido
 

Coberto por molho e queijo para ir ao forno! Mas se quiser comer assim já tá valendo!

Devidamente grantinado! nham nham!

No prato coberto por carne moída (bolonhesa)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui. Vai ser legal saber sua opinião!