Se inscreva em nosso RRS!

Clique Aqui

23/04/2015

Tomates verdes fritos: Os tomates e o filme são deliciosamente lindos!

Caçarolla171
Quando vi o filme, que foi lançado em 1992, tinha 21 anos e estava no meio de minha faculdade de comunicação. Para mim, o foco do filme era: a mulher, o amor, o preconceito e como lidar deliciosamente com isso. Desde então ficava pensando: Será que isso é bom mesmo? Tomate, verde e frito? Ao longo dos anos vi vários documentários gastronômicos em que essa iguaria era apresentada, especificamente nos EUA, lá pela região sudoeste, principalmente no Alabama! Famoso para acompanhar outras frituras e hambúrgueres!

Mas será que esse “trem” é "bão" mesmo? Confesso que meu preconceito me paralisou durante todo esse tempo. Mas preconceito nunca é bom e, um dia você tem que se livrar dele e abrir os olhos, no caso da culinária, a boca!

Então, ao ir ao hortifrúti me deparei com um grande e lindo tomate verde e resolvi fazer para acabar com esses anos de preconceito gastronômico inútil!

E qual não foi minha surpresa ao constatar que é bom prá carambaaaa! O tomate verde é firme e cítrico e o empanado faz uma casquinha crocante deliciosa que quebra a acidez sem apagá-la totalmente. E veja: É vegetarianoooo! Mas é fritura por imersão, né? Então se você tem o preconceito em relação à frituras, ou livre-se dele ou faça no forno. Não sei se vai ficar tão bom, mas não custa tentar!

O modo de fazer é exatamente uma milanesa. Ops! Existem outras formas de empanar também. Até a massa de panquecas mais grossinha pode ser usada. Mas eu fiz na tradicional mesmo.

Então vamos lá: Para 1 tomate grande verde eu fiz assim:

Ingredientes:

1 tomate bem verde grandão ou dois médios, cortado em rodelas nem finas nem muito grossas, cerca de 1 dedo indicador de espessura (1,5/2 cm)

1 ovo inteiro, ligeiramente batido

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de farinha de rosca

1 colher de café de orégano (opcional)

1 colher de café de salsa desidratada (opcional)

Sal e pimenta do reino a gosto

250 a 500 ml de óleo para fritar

Papel toalha o quanto baste para escorrer a fritura

Preparo: É exatamente o mesmo processo do Bife à milanesa perfeito!

1-    Disponha as rodelas de tomates em uma travessa e salpique sal e pimenta do reino sobre cada rodela, dos dois lados.

2-    Deite cada farinha em um prato raso e tempere com uma pitada de sal e uma das ervas secas (orégano numa e salsinha noutra), se desejar e espalhe formando uma “cama”. Caso não deseje ou não tenha as ervas, apenas uma pitadinha de sal em cada uma.

3-    Deite o ovo ligeiramente batido num prato fundo ou tigela e tempere com uma pitada de sal e outra de pimenta.

4-    Leve uma panela ou frigideira funda ao fogo alto com o óleo, de maneira que ele cubra pelo menos 3 dedos ou um pouco menos da metade do recipiente e deixe aquecer. Para verificar se o óleo está no ponto, basta salpicar uma pitadinha de farinha de trigo ou rosca nele e, se ela subir é que ele está ok. Se subir muito rápido: cuidado! Abaixe o fogo, pois ele pode estar quente demais.

5-    Passe cada rodela de tomate na farinha de trigo, depois no ovo batido e, por último na farinha de rosca. Faça isso com cada uma e vá reservando-as num outro prato salpicado de farinha de rosca para não grudar. Se no meio do processo o óleo já estiver quente, vou deitando as rodelas no óleo e empanando ao mesmo tempo. Mas se você não tem prática. Deixe para colocar o óleo para aquecer depois de ter empanado todas as rodelas.

6-    Vire as rodelas depois de mais ou menos uns 30 segundinhos ou quando você reparar que as bordas estão começando a dourar. Repita o processo até ficar dourado a seu gosto.

7-    Retire do óleo, deite sobre papel toalha para escorrer. Repita o processo até terminar as rodelas e sirva imediatamente.

Eles podem servir de acompanhamento para hambúrgueres texano, de lentilhas ou qualquer outro sanduba, com rosbife no pão ou não, com cogumelos salteados, costelas bovinas ou de porco.


Mas existe uma maneira super legal para comer: Baixe online, assista ao filme e coma purinho como um snack, ao lado de alguém bem carinhoso que, tanto pode ser humano, como bichano!
Eu salpiquei umas cebolinhas e salsinhas só prá ficar bunitim!

Veja essa delícia bem de pertinho! Parece bife à milanesa, né?

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui. Vai ser legal saber sua opinião!